sexta-feira, 4 de março de 2011

Quer ser programador Java ?

Hoje não vamos postar noticias (Aleluia!!!!), vamos falar de uma coisa que sempre nos perguntam, e como somos formados em informática, mais precisamente ciências da computação, os nossos amigos ou conhecidos que querem se aventurar neste mundo, sempre perguntam: Qual é a melhor linguagem para aprender a programar? Com qual linguagem eu devo começar?

Na faculdade, alguns anos atrás todos começavamos aprendendo C/C++, antigamente iniciavam com o Pascal, atualmente ensinam Java e algumas linguagens .NET, mas qual é a melhor? Infelizmente esta pergunta não possui uma resposta. Não é possível falar que uma linguagem é melhor que a outra, ou que ela é a pior. No entanto, é possível mostrar as características, grau de dificuldade e como se aventurar no mundo do desenvolvimento de softwares.

A primeira linguagem que falaremos, como o título sugere, será o Java.

Começaremos pelo Java, pois é uma das linguagens mais utilizadas atualmente, possui muito material disponível na internet e os profissionais tem ótimos salários (o que conta muito hoje em dia).

Mas antes de aprender Java ou qualquer outra linguagem, lembre-se é fundamental ter uma boa lógica de programação, conhecemos casos de várias pessoas que tentaram aprender a programar e não conseguiram porque não tinham um raciocínio lógico. Uma vez, um colega nos disse que “lógica de programação não se aprende, você já nasce sabendo”… Discordamos totalmente, pois sempre é possível aprender tudo, desde que se tenha um pouco de dedicação. Em outras palavras, você não vai desenvolver um sistema com apenas um dia de estudo. Portanto, não espere um milagre… Estude!

Finalmente, vamos falar, resumidamente da linguagem:

O que é Java?

Java é uma tecnologia, que abrange uma linguagem de programação e um programa de execução chamado de virtual machine (máquina virtual). Quando se programa em Java, usa-se a linguagem Java em um ambiente de desenvolvimento Java para gerar um software que será executado em um ambiente de distribuição Java. Isso mesmo, tudo Java. Ah, e vale lembrar que Java é multi-plataforma, funciona em diversos sistemas operacionais.

Mas por que Java?

Antes que alguém nos crucifique, não é para seguir a risca o que dizemos aqui, você pode começar por qualquer outra linguagem.

Particularmente achamos que Java é uma das melhores linguagens para se começar (atualmente, pois o pascal esteve neste posto durante muitos anos), desde que você tenha raciocínio lógico, ou conheça um pouco de C++ (falaremos dele nos próximos tópicos). O Java é bastante intuitivo, e como já falamos, possui diversos materiais disponíveis, e não exige muito conhecimento para começar a desenvolver pequenos sistemas.

Se você possuir ao menos um conhecimento básico de inglês, terá ainda mais facilidade, uma vez que a maioria dos comandos vem do inglês.

E tem mais, quase todos os softwares necessários para utilizar Java, são gratuitos.

Por onde começar?

Para começar a aprender, é necessário definir principal: você estudará sozinho ou fará um curso? Se você for autodidata, o melhor é estudar sozinho com base nos tutoriais da internet, mas se você for uma pessoal normal, sugiro fazer um curso, por que poderá tirar suas duvidas e os professores o ajudarão em suas dificuldades. Aqui mesmo no TreinaWeb temos um curso básico para iniciantes, e mais dois cursos em desenvolvimento que vão até o avançado.


Além disso, existem vários sites / comunidades Java, onde é possível tirar dúvidas e baixar exemplos e dicas. Alguns deles são:

* www.portaljava.com.br
* www.javamagazine.com.br
* www.javafree.org
* www.guj.com.br

Mas lembre-se se você aprender sozinho vai demorar um pouco para se tornar um especialista, então não se desespere, de tempo ao tempo.

Por hoje é só, não se esqueça de comentar e até a próxima!