No início da informática, os computadores foram aperfeiçoados e, assim que foram capazes de funcionar individualmente, algumas pessoas tiveram a ideia de os ligar entre eles para trocar dados: é o conceito de rede. Para tal, foi necessário criar ligações físicas entre os computadores de modo a que a informação pudesse circular, mas também criar uma linguagem de comunicação de modo a possibilitar uma troca real. Decidiu-se que esta linguagem seria chamada: protocolo.
Na Internet, são utilizados numerosos protocolos, que fazem parte de uma sequência de protocolos que se chama TCP/IP. O TCP/IP baseia-se na identificação de cada computador por um endereço chamado endereço IP que permite encaminhar os dados para o bom endereço. De seguida, associaram-se a estes endereços nomes de domínio para nos lembrarmos mais facilmente.
Redes heterogéneas (de naturezas diferentes) desenvolveram-se nos quatro cantos do globo; algumas pessoas decidiram ligar estas redes entre elas (como as universidades, ou o exército). Assim, os protocolos evoluíram permitindo a comunicação de todas as redes para formar a rede das redes, formando pouco a pouco uma gigantesca teia de aranha (em inglês “ web”), que forma a rede mais vasta, contendo todas as redes, chamada Internet! Na Internet, existem diferentes protocolos (linguagens entre os computadores) que permitem fazer diferentes coisas:
- IRC: conversar em directo
- HTTP: consultar páginas web
- FTP: transferir arquivos
- e muitas outras coisas
Atribui-se a cada um dentre eles um número (a porta), que é transmitido no momento da comunicação (a transmissão é efectuada por pequenos pacotes de informações). Assim, é possível saber que programa corresponde a cada pequeno pacote :
- os pacotes HTTP chegam pela porta 80 e são transmitidos ao navegador Internet a partir da página que foi chamada
- os pacotes IRC chegam pela porta 6667 (ou outra situada geralmente à volta de 7000) e são transmitidos a partir de um cliente IRC como mIRC (ou outro)
Ligar-se à Internet
A placa de rede é o elemento do computador que permite conectar-se a uma rede através de linhas especialmente concebidas para transitar informações numéricas. O modem permite conectar-se a uma rede através das linhas telefónicas, que não foram concebidas inicialmente para esse efeito mas que continuam a ser o meio de comunicação mais usado.
A placa de rede é associada a um endereço IP, permitindo caracterizar o computador na rede.
A conexão através de um modem é totalmente diferente. Com efeito, um modem permite estabelecer uma comunicação entre dois computadores através de uma linha telefónica. Pode-se ter acesso a uma rede ( e por consequência à Internet) contactando um computador ligado (“por um lado”) a uma ou várias linhas telefónicas (para receber a chamada) e (“por outro lado”) a uma rede através de uma placa rede.
Este computador pertence geralmente ao seu fornecedor de acesso Internet (FAI). Quando se liga através do seu intermediário, empresta um endereço IP que o computador guardará durante o tempo da ligação. A cada conexão, ele atribui arbitrariamente um dos endereços IP livres que possui. Se o fornecedor tiver condições de fornecer o mesmo endereço a cada conexão, fala-se então “de endereço IP fixo”.