A IBM e o Quiz show favorito da América, Jeopardy!®, anunciaram hoje que um sistema de computação da IBM chamado “Watson” competirá no Jeopardy! contra dois dos mais bem sucedidos e célebres concorrentes - Ken Jennings e Brad Rutter.
A primeira competição de sempre do Jeopardy! homem versus máquina vai para o ar a 14, 15 e 16 de Fevereiro de 2011, com dois jogos a serem disputados em três dias consecutivos.
Ver vídeo: http://www.youtube.com/ibm#p/c/4F1C783776E708A8/0/FC3IryWr4c8
O Watson, em homenagem ao fundador da IBM Thomas J. Watson, foi construído por uma equipa de cientistas da IBM com a intenção de concretizar um grande desafio – construir um sistema computacional que rivalize com a capacidade humana de responder a questões de forma natural com velocidade, precisão e exactidão. O formato do Jeopardy! fornece o derradeiro desafio já que as pistas do jogo envolvem o analisar de significados subtis, ironias, enigmas e outras complexidades nas quais os humanos obtêm bons resultados e os computadores tradicionalmente não.
Serão dois dos mais célebres concorrentes de sempre a aparecer no Jeopardy! que irão competir conta o Watson. Ken Jennings quebrou o recorde do Jeopardy! com o maior número de jogos consecutivos ao ganhar 74 jogos de uma vez durante a temporada 2004/2005, resultando em ganhos de quase dois milhões de euros. Brad Rutter ganhou a maior soma acumulada de sempre por um jogador Jeopardy!, ganhando perto de 2,5 milhões de euros. A soma total é uma combinação da aparição original de Rutter em 2000, com mais três torneios ganhos: o “Tournament of Champions” em 2001, o "Million Dollar Masters Tournament" em 2002 e o "Ultimate Tournament of Champions" em 2005.
O prémio desta competição será de um milhão de dólares (cerca de 700 mil euros) com o segundo lugar a ganhar 300 mil dólares (cerca de 200 mil euros) e o terceiro lugar será de 200 mil dólares (cerca de 150 mil euros). Rutter e Jennings doarão 50 por cento dos seus ganhos para caridade e a IBM doará cem por cento dos seus ganhos para caridade.
"Depois de quatro anos, a nossa equipa científica acredita que o Watson está pronto para este desafio baseado na sua habilidade de compreender rapidamente a pista deixada pelo Jeopardy!, analisar a informação a que tem acesso, lançar respostas precisas e desenvolver uma certeza exacta na sua resposta”, comentou Dr. David Ferrucci, o cientista que lidera a equipa da IBM Research que criou o Watson. “Além do entusiasmo pelo jogo em si, a nossa equipa está muito motivada com as possibilidades que os avanços computacionais do Watson permitem para a concretização de uma planeta mais inteligente e na ajuda das pessoas na sua profissão mas também vida pessoal", acrescentou.
"Estamos radiantes com o facto de o Jeopardy! ser considerado uma referência ímpar do conhecimento”, disse Harry Friedman, Produtor Executivo do Jeopardy!. “Um bom desempenho no Jeopardy! requere uma combinação de aptidões, e será fascinante ver até que ponto um computador será capaz de competir contra os dois inquestionáveis melhores jogadores de sempre do Jeopardy!", concluiu.
Preparar uma Máquina para jogar à Humano
Este Outono, o Watson jogou mais de 50 jogos contra antigos jogadores do Tournament of Champions do Jeopardy! como preparação final para a aparição televisiva. Além disso, o Watson foi submetido e passou nos mesmos testes a que os concorrentes do Jeopardy! estão sujeitos para se qualificarem para o concurso, dando aos produtores do Jeopardy! a confiança de que o jogo será tanto divertido quanto competitivo.
Destaques dos jogos podem ser vistos e acompanhados ao longo das próximas semanas em www.ibmwatson.com.
Aplicações Reais da Tecnologia Watson
Além do Jeopardy!, a tecnologia por detrás do Watson pode ser adaptada para resolver problemas e impulsionar o progresso em vários campos. O computador tem a capacidade de filtrar grandes quantidades de dados e replicar com respostas precisas, hierarquizando a exactidão das respostas. A tecnologia pode ser aplicada em áreas como a Saúde, para ajudar com diagnósticos precisos dos pacientes, para melhorar o serviço online de atendimento ao cliente, para fornecer a turistas e cidadãos informação específica respeitante a cidades, suporte ao cliente via telemóvel, e muito mais.
O que é o Watson?
O Watson é um avanço científico no campo das Perguntas e Respostas, também conhecido como "QA" (do inglês, Questions and Answers). O software do Watson é alimentado por um servidor POWER7 da IBM optimizado para gerir números massivos de tarefas que o Watson precisa levar a cabo a altas velocidades para analisar linguagem complexa e replicar respostas correctas às pistas do Jeopardy!. O sistema incorpora uma série de tecnologias proprietárias para a procura especializada do processamento de um enorme número de dados e tarefas activas enquanto analisa informação em tempo real.
Sobre o Jeopardy!
Jeopardy!, o vencedor de 28 prémios Emmy desde a estreia em 1984, está no Guinness Book of World Records pelo maior número de prémios ganhos por um concurso televisivo. A série é o quiz shownúmero um de audiências com quase nove milhões de espectadores diários. O Jeopardy!é produzido pela Sony Pictures Television, uma empresa da Sony Pictures Entertainment. É distribuído nos EUA pela CBS Television Distribution e internacionalmente pela CBS Television International, ambas pertencentes à CBS Corporation.
Para mais informações sobre o Jeopardy!, visite www.Jeopardy.com
Para fotografias e ilustrações do Jeopardy!, visite www.cbspressexpress.com
Sobre a IBM
Para mais informações, por favor visite www.ibmwatson.com. Além disso, para se juntar à discussão social sobre o Watson, http://www.ibm.com/social/Watson, inclua a etiqueta #ibmwatson no tweet. Siga o Watson no Facebook em: www.facebook.com/ibmwatson.
Nota para jornalistas e bloggers registados: Para visualizar ou fazer download do Press Kit Multimedia sobre o Jeopardy!, por favor visite http://www.thenewsmarket.com/ibm. Todos os materiais estão disponíveis em HD, standard definition broadcast e qualidade streaming [registo disponível online]. Nota aos editores de fotografia: Fotos disponíveis na AP Photo Express e através do link Feature Photo Service no Newscom em http://www.newscom.com.