sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dois Primeiros Programas

Vejamos um primeiro programa em C:

        #include <stdio.h>
        void main ()    /* Um Primeiro Programa */
        {
            printf ("Ola! Eu estou vivo!\n");
        }

Compilando e executando este programa você verá que ele coloca a mensagem  Ola! Eu estou vivo!  na tela. Veja como compilar e executar este programa usando o DJGPP e o RHIDE, disponíveis de graça na Internet.

Vamos analisar o programa por partes.

 A linha #include <stdio.h> diz ao compilador que ele deve incluir o arquivo-cabeçalho stdio.h. Neste arquivo existem declarações de funções úteis para entrada e saída de dados (std = standard, padrão em inglês; io = Input/Output, entrada e saída ==> stdio = Entrada e saída padronizadas). Toda vez que você quiser usar uma destas funções deve-se incluir este comando. O C possui diversos arquivos-cabeçalhos.

 Quando fazemos um programa, uma boa idéia é usar comentários que ajudem a elucidar o funcionamento do mesmo. No caso acima temos um comentário: /* Um Primeiro Programa */. O compilador C desconsidera qualquer coisa que esteja começando com /* e terminando com */. Um comentário pode, inclusive, ter mais de uma linha.

 A linha void main() define uma função de nome main. Todos os programas em C têm que ter uma função main, pois é esta função que será chamada quando o programa for executado. O conteúdo da função é delimitado por chaves { }. O código que estiver dentro das chaves será executado sequencialmente quando a função for chamada. A palavra void indica que esta função não retorna nada, isto é seu retorno é vazio. Posteriormente, veremos que as funções em C podem retornar valores.

 A única coisa que o programa realmente faz é chamar a função printf(), passando a string (uma string é uma seqüência de caracteres, como veremos brevemente) "Ola! Eu estou vivo!\n" como argumento. É por causa do uso da função printf() pelo programa que devemos incluir o arquivo- cabeçalho stdio.h . A função printf() neste caso irá apenas colocar a string na tela do computador. O \n é uma constante chamada de constante barra invertida. No caso, o \n é a constante barra invertida de "new line" e ele é interpretado como um comando de mudança de linha, isto é, após imprimir Ola! Eu estou vivo! o cursor passará para a próxima linha. É importante observar também que os comandos do C terminam com ; .

  Podemos agora tentar um programa mais complicado:
 

        #include <stdio.h>
        void main ()
        {
        int Dias;                                /* Declaracao de Variaveis */
        float Anos;
        printf ("Entre com o número de dias: "); /* Entrada de Dados */
        scanf ("%d",&Dias);
        Anos=Dias/365.25;                        /* Conversao Dias->Anos */
        printf ("\n\n%d dias equivalem a %f anos.\n",Dias,Anos);
        }

Vamos entender como o programa acima funciona. São declaradas duas variáveis chamadas Dias e Anos. A primeira é um int (inteiro) e a segunda um float (ponto flutuante). É feita então uma chamada à função printf(), que coloca uma mensagem na tela.

 Queremos agora ler um dado que será fornecido pelo usuário e colocá-lo na variável Dias. Para tanto usamos a função scanf(). A string "%d" diz à função que iremos ler um inteiro. O segundo parâmetro passado à função diz que o dado lido deverá ser armazenado na variável Dias. É importante ressaltar a necessidade de se colocar um & antes do nome da variável a ser lida quando se usa a função scanf(). O motivo disto só ficará claro mais tarde. Observe que, no C, quando temos mais de um parâmetro para uma função, eles serão separados por vírgula.

 Temos então uma expressão matemática simples que atribui a Anos o valor de Dias dividido por 365.25. Como Anos é uma variável float o compilador fará uma conversão automática entre os tipos das variáveis (veremos isto com detalhes mais tarde).

 A segunda chamada à função printf() tem três argumentos. A string "\n\n%d dias equivalem a %f anos.\n" diz à função para dar dois retornos de carro (passar para a próxima linha e depois para a subseqüente), colocar um inteiro na tela, colocar a mensagem " dias equivalem a ", colocar um valor float na tela, colocar a mensagem " anos." e dar mais um retorno de carro. Os outros parâmetros são as variáveis das quais devem ser lidos os valores do inteiro e do float, respectivamente.

 


AUTO AVALIAÇÃO

Veja como você está. O que faz o seguinte programa?
        #include <stdio.h>
        main()
        {
            int x;
             scanf("%d",&x);
             printf("%d",x);
        }